Administradoras de consórcio investem em aplicativos de autoatendimento para superar o distanciamento provocado pela pandemia
01/04/2022 - 5:00A transformação digital foi acelerada pela pandemia, que há quase dois anos impacta diretamente a forma com que clientes e empresas se relacionam em todo o mundo. Diante desse cenário, muitas empresas precisaram inovar rapidamente e antecipar planos futuros, como o caso das administradoras de consórcio, que investiram fortemente em aplicativos de autoatendimento para superar o distanciamento social imposto pela pandemia.
"A ideia de começar a utilizar o aplicativo surgiu inicialmente com a dificuldade com os custos do papel, que começou a se tornar um problema. Com a implantação do aplicativo de autoatendimento tudo ficou muito mais ágil. Estar em contato com o cliente não só de forma física, mas também por meios digitais nos ajudou bastante”, conta Jonas Patricke Lauxen, coordenador administrativo da Hs Consórcios.
De acordo com a Agenda CIO 2021 do Gartner, 65% dos CIOs notaram um aumento na utilização de autoatendimento por clientes ou público em geral, e 79% esperam que esse uso continue crescendo.
"Nós percebemos essa oportunidade no final de 2018, quando identificamos que havia sistemas de autoatendimento em computadores, mas ainda não existia nenhum aplicativo para atendimento do consorciado. Foi aí que desenvolvemos o produto para responder à demanda do próprio mercado, já que algumas pessoas buscavam esse tipo de oportunidade”, explica João Paulo Rodrigues, sócio diretor da NewM, empresa responsável pelo desenvolvimento de tecnologia de autoatendimento.
Segundo João Paulo, o lançamento do aplicativo foi sucesso imediato. “Já são mais de 15 consórcios utilizando nossa tecnologia e aproximadamente 150 mil usuários ativos. Conseguimos atingir nosso desejo inicial”.
Os serviços de autoatendimento oferecem vários benefícios tanto para as administradoras de consórcio quanto para os consorciados, que vão desde a redução de custos ao aumento de performance e satisfação dos clientes. Tudo isso, graças à inteligência artificial (IA), que têm auxiliado cada vez mais as empresas a fazer parte da transformação digital e adotar uma estratégia data-driven, que baseia as tomadas de decisões na interpretação de dados.
"A pandemia acelerou tudo isso e nós entendemos que precisamos estar no digital. Com o aplicativo de autoatendimento conseguimos dar mais autonomia para os nossos clientes, além de melhorar nossa transparência e comunicação. Nosso plano é otimizar essa tecnologia constantemente, para ampliar as facilidades do autoatendimento", ressalta o coordenador administrativo da Hs Consórcios, Jonas Patricke Lauxen.
Para o sócio diretor da NewM, o futuro desse mercado será ainda melhor. “Temos como perspectiva alcançar novos projetos, e principalmente ingressar mais na jornada do cliente. Oferecer um cardápio mais amplo para o atendimento digital, permitindo que as empresas sejam ainda mais completas com o autoatendimento digital aos seus clientes", finaliza.
A NewM é especialista no desenvolvimento de projetos de tecnologia e inovação para empresas, e atua no mercado de serviços financeiros, principalmente apoiando administradoras de consórcio.