Mercado de Consórcios para além de 2024

29/01/2024 - 10:00
3 minutos
Mercado de Consórcios para além de 2024

Mercado de Consórcios para além de 2024: Uma reflexão sobre as mudanças no perfil do consumidor e as tendências que norteiam esse setor.

Embora o ano de 2023 tenha sido marcado por desafios na economia mundial, as administradoras de consórcios tiveram um saldo muito positivo. Segundo informações recentes da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), houve um aumento expressivo de 28,9% nos valores de crédito concedidos para as pessoas contempladas entre janeiro e setembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso significa que mais pessoas estão sendo beneficiadas pelo sistema de consórcios, mostrando um cenário positivo mesmo diante das adversidades econômicas.

Os consórcios estão ganhando cada vez mais adeptos entre aqueles que buscam uma alternativa sólida aos métodos tradicionais de financiamento. Com sua abordagem colaborativa e previsível, eles se destacam como uma resposta eficiente para quem não tem acesso fácil a financiamentos convencionais. Na prática, funcionam como um planejamento financeiro acessível e confiável.

Basicamente, os participantes se reúnem para comprar algo juntos, como se fosse uma "poupança compartilhada", permitindo que todos os envolvidos planejem seus investimentos de forma consciente. É uma maneira colaborativa e organizada de alcançar objetivos financeiros comuns.

Em 2024, já notamos que várias marcas estão aderindo aos consórcios, embora algumas delas não tenham uma administração própria. No entanto, algumas estão ajustando suas estratégias para se destacarem e se consolidarem no mercado que está sempre evoluindo.

Apesar disso, o mercado de consórcios não está livre de desafios. As administradoras precisam melhorar ainda mais a transparência em seus processos, buscando uma comunicação clara e eficaz para ganhar a confiança e satisfação dos consorciados. Nesse novo cenário, é essencial que as administradoras adotem uma abordagem proativa, procurando práticas transparentes para construir relações sólidas e duradouras.

Recentemente, a Resolução 285 do Banco Central do Brasil tem sido um ponto de destaque, exercendo uma influência significativa no mundo dos consórcios. Ao mudar as regras para cancelamento de cotas inadimplentes, tornando mais rígido o controle sobre as marcas de consórcio, essa regulamentação adiciona uma variável dinâmica ao processo, impactando diretamente na oferta e demanda. É bem verdade que esta resolução foi prorrogada, como havíamos antecipado em algumas reuniões, mas ainda assim, a movimentação de adequação e o caminho da melhoria e maior rigidez do bacen é algo que não volta.

Além disso, estamos observando uma mudança significativa na cena dos consórcios. Grandes marcas, que antes não exploravam o universo dos consórcios, agora estão entrando no jogo. Essa transformação indica uma adaptação ao comportamento do consumidor, que está ficando cada vez mais exigente e bem informado. Os consumidores buscam transparência e integridade nas empresas com as quais se relacionam, e essa mudança reflete essa nova realidade.

Diante deste novo cenário, o setor de consórcios ganha um fluxo mais alternativo e dinâmico. Com resultados animadores e as mudanças nas expectativas dos consumidores, acreditamos em um caminho promissor na busca e oferta das melhores soluções nesse universo consorcial. Essa dinâmica positiva sugere que a democratização do crédito continuará a crescer, abrindo portas para que mais pessoas realizem seus grandes planos ao longo deste ano. Enfrentamos desafios, sim, mas também estamos diante de oportunidades e avanços promissores no universo dos consórcios.

(*) João Paulo Rodrigues é diretor da NewM, empresa de tecnologia especialista no segmento de consórcio do Grupo Stefanini.

Comentários

Envie seu comentário:

Mais notícias relevantes

NewM recebe reconhecimento de seu cliente Evoy

NewM recebe reconhecimento de seu cliente Evoy

Na última semana tivemos o privilégio de visitar nosso estimado cliente Evoy Consórcios em Mogi das Cruzes, onde nos reunimos com o respeitado Marcelo Lucindo e os talentosos executivos Jonathans Gomes de Lima e Renata Grisaro.Durante nosso encontro, discutimos a visão ousada e determinada da Evoy C...
Autocompra de consórcio

Autocompra de consórcio

Que tal aumentar as vendas da sua administradora e ainda elevar a experiência de compra dos seus consorciados sem precisar de intermediários? Com a funcionalidade autocompra da NewM isso é possível!Agora, os clientes podem adquirir suas cotas de consórcio de forma autônoma, sem a necessidade de um v...
NewM Portas Abertas 2024

NewM Portas Abertas 2024

Está chegando mais uma edição imperdível do NewM Portas Abertas, um evento especial para os amantes de tecnologia e inovação! Anote na sua agenda para não perder esse momento, repleto de aprendizado, networking e imersão na cultura da NewM e no universo da tecnologia. Nosso principal objet...
FUNCIONALIDADE WHITE LABEL

FUNCIONALIDADE WHITE LABEL

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a busca por inovação e parcerias estratégicas é fundamental para o crescimento e a relevância das empresas. Nesse contexto, a NewM apresenta uma solução inovadora: a White Label, uma ferramenta poderosa que promove total autonomia às administradora...
Mercado de Consórcios para além de 2024

Mercado de Consórcios para além de 2024

Mercado de Consórcios para além de 2024: Uma reflexão sobre as mudanças no perfil do consumidor e as tendências que norteiam esse setor.Embora o ano de 2023 tenha sido marcado por desafios na economia mundial, as administradoras de consórcios tiveram um saldo muito positivo. Segundo informações rece...