o cenário
Tivemos nosso primeiro contato com a Yamaha Financial no segundo semestre de 2016. Os executivos do cliente nos apresentaram um cenário de grande demanda por uma solução de mobilidade para a equipe de vendas de consórcio, visto que outros players do mercado também já ensaiavam atuações neste sentido. A demanda dos vendedores para ter uma ferramenta de gestão de vendas que fosse mais dinâmico que o notebook era alta. O ambiente de vendas de um vendedor da Yamaha Consórcio é diferente em muitos aspectos do ambiente de outras administradoras. O vendedor atua muitas vezes em uma concessionária e realiza eventos e contatos com o cliente dentro e fora da agência. Isso cria um cenário onde ele necessita de uma tecnologia que possa funcionar plenamente dentro de um escritório e que possa sair com ele quando for ao encontro do cliente. Isso somado a uma cultura muito forte de inovação no time de vendas foi o cenário perfeito para este desafio.
o desafio
O projeto tinha então seu escopo: entregar uma plataforma de gestão e operação de vendas de cota de consórcio, com reserva de cotas em grupos em andamento, pagamento via cartão de crédito ou boleto e gestão de recibos pré-impressos. Tudo isso com funcionamento offline e, o mais importante, integrado ao sistema gestão ERP da administradora. Tínhamos 4 meses para lançar a primeiro versão a tempo de iniciar 2017 com o projeto no ar. E a equipe da Yamaha tinha também o desafio de escalar o uso do app dentro da rede, especialmente via campanhas publicitária e motivação aos líderes. O ambiente de vendas de um vendedor da Yamaha Consórcio é diferente em muitos aspectos do ambiente de outras administradoras. O vendedor atua muitas vezes em uma concessionária e realiza eventos e contatos com o cliente dentro e fora da agência. Isso cria um cenário onde ele necessita de uma tecnologia que possa funcionar plenamente dentro de um escritório e que possa sair com ele quando for ao encontro do cliente. Isso somado a uma cultura muito forte de uso do notebook foi o cenário perfeito para este desafio.
o projeto
Para o desenvolvimento deste projeto foi utilizado metodologia ágil com sprints de 3 semanas. Fizemos uma incursão no processo comercial do cliente em conjunto com o fornecedor Newcon. E após este período tivemos uma grande importante etapa de escrita dos casos de uso, dos casos de teste e do plano de lançamento (veja no vídeo mais detalhes). Concluído a primeira etapa, partimos para a fase de desenvolvimento das camadas de regra de negócio e interface gráfica. Realizada sobre nossa plataforma de força de vendas, já integrada ao ERP Newcon na época. Concluído a codificação e os testes, partimos para a homologação geral junto ao cliente e os treinamentos da equipe de TI. Este foi um projeto que aconteceu sem grandes surpresas e atendeu o prazo estabelecido pela diretoria.
as conquistas
A plataforma alcançou sua maturidade em maio de 2017, tendo um grande percentual das vendas realizadas por ela e mais de 1500 vendedores ativos naquele momento. A solução como um todo, app e ERP, se mostraram amplamente preparadas para as milhares de requisições/dia do projeto. A Yamaha pode então aproveitar os benefícios da substituição de diversas documentações físicas no processo da venda, economia que foi sentida "na veia" do fluxo de caixa da operação comercial.
+ 2000 Vendedores ativoso futuro
Hoje o aplicativo comemora sua grandiosa adoção pela equipe comercial. Tão estável quanto no lançamento e após muitas atualizações evolutivas os vendedores tem ainda mais benefícios na sua utilização. Venda de cotas de imóveis e serviços, vendas com lista de preço, validação da fotografia do cliente são algumas das inovações recentes. O futuro deste projeto é muito amplo e podemos sentir que Yamaha e NewM estão comprometidas em trazer ainda mais benefícios para os vendedores e para os clientes.